PROCEDIMENTOS NO CONSULTÓRIO
LAVAGEM DE CERUME
Retirada do excesso de cerume (cera) nas orelhas. Realizada quando paciente refere dor e perda auditiva.
CAUTERIZAÇÃO DO NARIZ
Cauterização química de pequenos vasos sanguíneos no nariz para resolver epistaxes (sangramento do nariz) de repetição.
EXAMES DE NARIZ, GARGANTA E VOZ
NASOFIBROLARINGOSCOPIA FLEXÍVEL
Exame realizado pelo otorrinolaringologista para avaliar as vias aéreas superiores do paciente. Nesse exame um endoscópio fléxivel fino (3mm de espessura) acoplado a uma câmera é colocado dentro do nariz do paciente. O objetivo é obter imagens de dentro do nariz, faringe e laringe do paciente para diagnosticar doenças dessas estruturas. É realizado em consultório sob anestesia local (spray nasal). É rápido, seguro e não dói.
TELELARINGOSCOPIA RÍGIDA
Exame parecido com a nasofibrolaringoscopia, mas é realizado com um endoscópio rígido colocado na boca do paciente. O objetivo é obter imagens da laringe e faringe do paciente com maior qualidade de imagem.
ESTROBOSCOPIA
Técnica de exame realizada em conjunto com os 2 anteriores para avaliar com mais detalhes a onda mucosa das pregas vocais do paciente. Exame usado para avaliação de profissionais da voz (cantores, radialistas, professores, vendedores e telemarketing). Durante o exame é aplicada luz estroboscópica nas pregas vocais do paciente para visibilizar detalhes imperceptíveis no exame convencional.
EXAMES DE AUDIÇÃO
AUDIOMETRIA TONAL E VOCAL
Exame realizado pela fonoaudióoga para avaliar a audição do paciente. Pode detectar perdas auditivas e outras doenças das orelhas. Realizado a partir dos 4 anos de idade.
IMPEDANCIOMETRIA
Exame realizado pela fonoaudióloga para avaliar as estruturas da orelha média (tímpano e outros) do paciente. Faz parte da avaliação auditiva básica e normalmente é feito em sequencia da audiometria.
BERA (Potencial evocado auditivo de tronco encefálico)
Exame realizado pelo otorrinolaringologista para avaliar a função do nervo vestibulococlear (VIII nervo craniano) através do registro de respostas elétricas do nervo a estímulos sonoros específicos. Avalia a audição indiretamente. Pode ser realizado em qualquer idade. Em pacientes inquietos (crianças abaixo de 3 anos) pode ser necessário auxilio de um anestesiologista para realizar sedação do paciente.
ELETROCOCLEOGRAFIA (EcoG)
Exame parecido com o BERA, mas a resposta avaliada é a da cóclea (órgão da orelha interna). Também avalia a audição indiretamente. Exame importante no diagnostico da Doença de Ménière.
EXAMES DO LABIRINTO
VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA
Exame realizado pela fonoaudióloga para avaliar as respostas do labirinto (órgão vestibular) a estímulos específicos. Usado para diagnosticar vestibulopatias (antigamente chamadas de labirintite) e encontrar suas causas.
REABILITAÇÃO LABIRÍNTICA (VESTIBULAR)
São exercícios e manobras realizados para curar ou melhorar a função labiríntica e desconforto do paciente com as tonturas.